Blog

A importância da amizade no ambiente de trabalho!

A importância da amizade no ambiente de trabalho!

 

A Simieli já te contou como motivar sua equipe e como ser um líder exemplar, em um começo de ano com muitas renovações, é de praxe repensarmos alguns hábitos e analisarmos algumas relações, como por exemplo relações familiares e também profissionais. Até onde as amizades no trabalho podem contribuir ou atrapalhar no seu sucesso? Que postura tomar?

As relações humanas costumam fluir naturalmente. Portanto, não há nada de estranho querer se sentir aceito em um grupo e participar dele ativamente. Na esfera profissional, podemos observar muitos colegas ou pessoas que nos acompanham em um determinado projeto se tornarem verdadeiros amigos, isso ocorre pela identificação, tanto nas qualidades quanto nas falhas de nossos parceiros.

Porém é de extrema importância saber separar aquele simples colega de um amigo? É preciso que haja maturidade entre as partes, que podem estar apenas na fronteira da educação cotidiana ou em uma camaradagem mais íntima. Independentemente do tipo de relação estabelecida, dentro do trabalho, todas as relações devem ser levadas com respeito e empatia pelo próximo e pelo próprio ambiente.

Seja cauteloso

Lembre-se que, no mundo corporativo, a competição é uma característica inerente, as vezes aquela pessoa vítima de piadinhas, ou aquele seu melhor amigo, pode virar o seu chefe e ocupar uma vaga que você queria ou vice-versa. O comportamento esperado é que essa situação não interfira na rotina e funcionalidade da empresa.

Uma amizade é bem quista no trabalho quando não influencia em momentos de decisão em relação a um colaborador, setor ou um determinado projeto da empresa. Faz bem ao ser humano estar cercado por pessoas que gosta, descontrair e aliviar o stress.

Fique atento aos “amigos”, saiba se reservar. Não há nada de mais em compartilhar situações cotidianas, histórias de famílias, casos engraçados, entretanto não se exponha desnecessariamente, deixe questões mais pessoais e profundas para seus amigos de longa data e familiares.

Um bom amigo traz consigo mais motivação, integração e produtividade, pois compartilhar momentos agradáveis faz com que as pessoas se sintam estimuladas a trazerem resultados com parceiros que lhes querem bem.

Como ter amizades funcionais no trabalho?

  • Seja uma pessoa de fácil relacionamento e confiável, cumprimente as pessoas ao chegar, seja agradável, não fale mal dos outros pelas costas e principalmente não pratique a fofocas.
  • Seja transparente com seus ideais. Transmita aos outros que, mesmo quando há divergência de ideias, o pessoal não deve ser afetado. Ser respeitado e saber respeitar a opinião do outro é fundamental.
  • Não deixe problemas para serem resolvidos depois. Sempre que algum desentendimento surgir, procure conversar e resolver as divergências no próprio ambiente de trabalho, faça isso de uma maneira particular e no momento apropriado.
  • Seja agradável, solícito e disponível para com seus colegas. Transmita empatia, mesmo que não tenha afinidade com alguém, é importante ser político e prezar pela educação.

Lembre-se, durante a trajetória profissional alguns amigos se perdem, ou porque mudaram de empresa, de área ou porque simplesmente cada um seguiu um caminho distinto e não há nada de mal nisso, pois um verdadeiro amigo mesmo que distante estará sempre vivo na memória, além do que você fará novas amizades e encontrará muitas pessoas com quem uma identificação maior surgirá.

A Simieli quer desenvolver o seu potencial pessoal e profissional ao máximo. Conheça mais sobre nós! Siga-nos no Facebook e Instagram para ficar por dentro de nossas novidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *