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Como impulsionar seu negócio com Canvas Proposta de Valor

Como impulsionar seu negócio com Canvas Proposta de Valor

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A Simieli já te contou como motivar e integrar sua equipe, porém nosso foco hoje vai ser em impulsionar o seu negócio. Você já ouviu falar em Canvas Proposta de Valor?

A proposta de valor se caracteriza por ser uma ferramenta que auxilia a determinar se o seu produto tem um diferencial para os consumidores e porque eles devem compra-lo, demonstrando benefícios e valores que atraem clientes.

 

Como fazer funcionar?

A proposta de valor precisa ser bem direta quanto os benefícios do produto. Ela será a informação inicial que aparecerá em sua página na internet, e é fundamental que esteja presente em diversos tópicos do site.

Mantenha a proposta simples e de fácil entendimento, para que seu público a assimile sem grandes dificuldades. Para isso, procure compreender a linguagem, o estilo e a forma de como se comunicar com seu público alvo. As redes sociais ou questionários no site do seu negócio são uma ótima maneira de saber como seus clientes absorvem seu produto e como o descrevem.

 

Como criar?

A forma padrão de se criar uma proposta de valor consiste em um título, que determina o benefício que o produto oferece, resumidamente; um subtítulo que contém de 2 a 3 linhas falando sobre o serviço e porque o cliente precisa dele; tópicos curtos listando os diferenciais da oferta e uma imagem que agregue força à mensagem principal.

 Para saber se sua proposta de valor atual está adequada, você deve analisar se ela comenta qual é o produto ou serviço que a empresa oferece; sua inovação e originalidade; o público-alvo e o principal atrativo do negócio.

A partir dessas respostas, é possível identificar se a sua proposta está eficiente ou se é necessário melhorá-la. Em seguida, o mais indicado é realizar testes A-B para ter uma noção mais precisa sobre a performance e analisar resultados mais de perto.

 

Algumas dicas

Depois de investigar melhor o seu público, como sugerimos acima, é interessante ficar atento a outros pontos, como:

 

  • Criar persona: Após a análise clientes, vale procurar padrões. Fique de olho se um problema foi citado muitas vezes ou se um novo produto ou forma de atendimento é bastante solicitado.

 

  • Pesquisar concorrentes: A relação com o consumidor pode oferecer o mapa a respeito de marcas que ele admira, empresas que segue e compra ideias. Dessa forma fica mais fácil de saber no que seu negócio está pecando e como se aproximar de grandes players do mercado.

 

  • Apego a detalhes: Mesmo que seu produto tenha qualidade e ofereça algo de valor, para tirar o público das mãos dos concorrentes é preciso se ater a alguns detalhes que podem impactar diretamente em seus resultados, como atendimento rápido; frete grátis; pontos de fidelização; descontos especiais e muitos outros artifícios.

 

  • Mantenha os pés no chão: Não prometa nada que não tiver condições de cumprir. É importante oferecer boas condições ao cliente, mas é melhor ainda atender suas expectativas. Por isso, não descreve seu produto como infalível ou como o melhor preço do mercado se isso não puder ser colocado em prática.

 

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