Blog

As diferenças entre um chefe e um líder

As diferenças entre um chefe e um líder

 

Quem nunca reclamou do chefe no trabalho? Quem nunca quis estar na posição de chefe? Acho que todos nós já pensamos ao menos uma vez que nos sairíamos melhor em uma posição superior, mas existe muita diferença entre ser um simples chefe e ser um verdadeiro líder.

O chefe é autoritário. Impõe sua autoridade mandando nas pessoas, apenas preso em sua posição, enquanto um líder conduz seus colaboradores e os inspira. Tem influência e causa reações positivas na equipe. Geralmente ocupa seu cargo pelo merecimento.

Um chefe limita-se a projetar lucro e benefício próprio. Por sua vez, um líder é o encarregado de motivar o time e se coloca a frente do caminho, dividindo conquistas e fracassos, almejando o melhor resultado para a organização de modo geral.

O chefe utiliza-se de sua autoridade para se eximir de possíveis culpas e não assume responsabilidades. Diferentemente, o líder toma para si o comprometimento necessário, dividindo com todos as suas opiniões, estratégias e dá a cada um o seu devido valor.

O chefe exige uma obediência que muitas vezes acabam tolhendo a criatividade e realização do colaborador, e ainda demanda que este entregue suas atividades em tempo cronometrado. Um líder preza pelo desenvolvimento da organização e das pessoas envolvidas nele, dando espaço para novas ideias, formas de trabalho e planos que se adequem à rotina de equipe e ao modo de organização de cada um.

Um chefe não toma atitude em relação a conflitos internos e não se interessa pela dinâmica e sinergia de sua equipe. Um líder procura minimizar e conhecer todos que estão sob sua área, procurando formas de investir na união e estabilidade dos funcionários. Isso pode ser promovido através de dinâmicas, eventos e momentos descontraídos e diferentes, para que todos tragam um lado mais humano ao trabalho.

Se você quer aprimorar suas habilidades e se tornar a melhor versão de si mesmo, conte conosco. Siga-nos no Facebook e Instagram para não perder nenhuma novidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *