Blog

Millennials: o desafio de gerir a nova geração

Millennials: o desafio de gerir a nova geração

Você já ouviu falar sobre a geração Millennials e suas ideias inovadoras. Nascidos a partir de meados da década de 80, eles cresceram na revolução tecnológica e são extremamente antenados em todas as novidades. Ao mesmo tempo, possuem hábitos e exigências diferentes das gerações passadas, além de uma maneira própria de pensar e trabalhar.

De acordo com o estudo Millennial Survey 2016, publicado pela consultoria Deloitte, esses profissionais valorizam mais o propósito do negócio do que o lucro gerado para a empresa. Eles buscam auto realização e não se conformam com respostas simples.

Há muitos mitos em torno dessa geração e, com sua grande presença no mercado de trabalho, é necessário entender sua visão de mundo e como lidar com eles. Dessa maneira, líderes que buscam se modernizar devem realizar mudanças para atrair e reter os talentos do futuro.

Para ajudar a liderar esses profissionais, preparamos 6 dicas para você aprender a gerenciar os Millennials de uma forma mais tranquila. Confira:

1- Foco na motivação

Estar motivado com o trabalho realizado é essencial para o bom rendimento dos Millennials. Valorize e elogie quando o profissional tiver uma boa ideia e não desvalorize suas ações ou maneiras de pensar.

A melhor forma de contrariar suas ideias é provocando e incentivando o raciocínio deles com perguntas que provoquem uma reflexão sobre o assunto.

2- Converse com eles

Essa geração espera que seus gestores orientem suas ações e mostrem como realiza-las. Feedbacks mensais são importantes para entender suas expectativas e satisfação com o trabalho, além de mostrar seus acertos e o que pode ser melhorado ou agregado ao seu dia a dia.

3- Plano de carreira claro

Mostre a sua equipe o futuro que os aguarda dentro da empresa. Apresente qual o plano de carreira que a empresa preparou para ele e onde ele pode chegar, caso atenda às expectativas da empresa.

4- Cuide do ambiente de trabalho

O sonho em ter flexibilidade e unir o trabalho com a diversão está dentre as ambições desses profissionais. Sua empresa pode não ter esses espaços físicos, mas uma comunicação clara e direta pode auxiliar a manter um ambiente leve e com respeito ao trabalho.

5- Respire tecnologia

Ansiosos por conhecimento e ágeis por natureza, os Millenials gostam de agregar a tecnologia ao seu dia a dia e não largam seus celulares. Eles são capazes de fazer várias atividades ao mesmo tempo, então permita que sua equipe utilize ferramentas digitais ao seu favor, utilizando este entusiasmo para novas ideias de interação e divulgando a empresa em suas redes.

6- Pense como equipe

Millennials buscam a integração e o sentimento de pertencimento em seu trabalho. Eles esperam que seus líderes valorizem suas ideias e que as decisões sempre sejam tomadas em grupo. Substitua o “eu” por “nós”.

 

Pequenos passos como esses devem ser tomados para que o relacionamento com essa geração seja mais eficiente e proveitoso. Além disso, utilize de consultorias profissionais para auxiliar em ações que melhorem o relacionamento interno e busquem harmonia entre as expectativas das empresas e dos Millennials.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *